Alcântaras – o som é um sistema

Como o nome sugere, propõe a criação de pontes que conectam temporalidades e tecnologias dispersas, mas com uma mesma matriz: a territorialidade e a etnicidade partilhada. Um certo Estado de Natureza das matérias vivas que reclama, mais do que uma oposição ao Estado de Direito, determinada Ecologia dos Saberes. Uma palmeira ao vento, uma música que se espraia na brisa da maré… Ao conectar imagem e som, tecnologias ancestrais e emergentes, natureza e cultura, corpo e som, queremos dar a ver o som que emerge do vento e as imagens auscultadas pela luz, ambas em etéreo movimento vibracional.

Ramusyo Brasil

“Estados de bem-estar ou tensão sonoros proporcionados pela experiência da ambiência, das frequências, das repetições, das passagens e correlações de forças entre amplitude e durações. A poética do som, incorporada aos conteúdos das imagens, fixas e em movimento, encontram aí o seu soar sensível.”

Al-Kantara

(ponte de pedra, em árabe)

Alcântara, palavra árabe de significado “ponte”, alude justamente a esta ideia das pontes traçadas entre etnias, processos criativos e formação de novas estéticas a partir da atualização de conhecimentos ancestrais aplicados às tecnologias de agora.

Apresentação da performance sonoro-visual
Málaga, Espanha e Montemor-o-Novo, Portugal
Instrumentos de síntese eletrónica de som
construídos por Cesário Alves e Mariana Sardon
Zine do projeto Alcântaras, o som é um sistema

Percurso do projeto Alcântaras, o som é um sistema

2022
Execução do projeto em Málaga, Espanha, a partir do apoio concedido pela DGARTES (junho, julho) com apresentações da exposição na Galeria Central e da performance sonoro-visual na Aula Magna da Faculdade de Ciências de la Comunicación (junho) e na livraria Subúrbia (julho).
Apresentação da publicação impressa/Zine na livararia Subúrbia, Málaga, Espanha.

2021
Início do processo de edição de vídeo e experimentação sonora e visual para performance com Cesário Alves, Ramusyo Brasil e Miguel Pipa. Ensaios em Bragança e Vila do Conde, Portugal. Inclusão no Projeto de Carolla Ramos como produtora e gestora, Gustavo Dias como criador sonoro, selector e performer e Mariana Sardon como criadora de instrumentos musicais eletrónicos, loops de fita magnética, performer e ilustradora.
Apresentação da performance sonoro-visual no festival ARCA, Arquivo e Cinema em Montemor-o-Novo, com Cesário Alves e Ramusyo Brasil em novembro de 2021. Candidatura ao apoio à internacionalização da DGARTES. Candidatura apoiada em dezembro de 2021.

2019
Residência no âmbito da RICA (Residência de Intercâmbios Científicos e Artísticos), de Cesário Alves em Alcântara, Maranhão, Brasil. Produção de registos fotográficos, vídeo e áudio.

2010 – 2020
Registos audiovisuais em manifestações culturais no estado do Maranhão, Brasil, por Ramusyo Brasil.

Ficha Técnica do projeto Alcântaras – o som é um sistema
Gestão do projeto: Cesário Alves, Carolla Ramos, Ramusyo Brasil
Textos: Ramusyo Brasil (exceto onde se faz referência)
Testemunhos orais: Cláudio do Espírito Santo (Camafeu), Joralda Ramos Ribeiro
Direção Artística: Cesário Alves, Ramusyo Brasil
Filme: Cesário Alves, Ramusyo Brasil
Arte sonora: Cesário Alves, Gustavo Pimenta, Mariana Sardon, Miguel Pipa, Ramusyo Brasil
Whorkshop: Mariana Sardon
Exposição física: Cesário Alves
Exposição virtual: Carolla Ramos
Fotografias: Cesário Alves, Ramusyo Brasil
Desenhos e ilustrações: Mariana Sardon
Ilustração de contracapa (Parelha de tambor de crioula): bico de pena de Almir Valente
Edição e paginação do zine: Cesário Alves, Mariana Sardon
Fotogramas de plantas criados na oficina/exposição “Fotografia sem câmera: entre o documento e a representação pictórica”, dirigida por Cesário Alves, com a participação dos alunos da disciplina “Produção, Criação e Ensino com Imagens” da especialização em “Arte, Mídia e Educação”, IFMA. Museu Histórico e Artístico do Maranhão/MHAM, S. Luís do Maranhão, Brasil, 2019.
Agradecimentos
Cláudio do Espírito Santo (Camafeu); Joralda Ramos Ribeiro; Pedro da Conceição, Jacira da Conceição; António Meireles; Olívia da Silva; Andrés Chinowski; Alejandro Alvarado; Natalia Melendez, Ana Sedeño; Almir Valente; Librería Suburbia; Sara Ildefonso; Blondie Maria.
Apoio
Outros Apoios
Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem – NUPPI / Instituto Federal do Maranhão – Campus Centro Histórico
Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais / Politécnico de Bragança
uniMAD, Unidade de Investigação da escola Superior de Media, Artes & Design / Politécnico do Porto
Galeria Central da Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad de Málaga, Espanha
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