Sobre

O Museu Contemporâneo de Arte do Maranhão – MUCA
promove a proposição e execução de ações culturais, através da
articulação virtual, que se dá tanto no espaço da internet quanto no desenvolvimento de pesquisas artísticas que ocorrem entre artistas, coletivos, pesquisadores-acadêmicos e curadores, a partir de temáticas caras às questões (g)locais. Virtual no sentido que será o encontro de muitos devires de potências se atualizando na materialidade das experiências que se dão nos espaços das cidades.

O MUCA não possui um local fixo, e sua proposta é prioritariamente oportunizar e investir na ocupação dos espaços públicos das cidades maranhenses, assim como promover ações em casas, centros culturais, museus institucionais parceiros, galerias, instituições de ensino etc., proporcionando outras possibilidades de relação entre museu e espacialidade.

Aristóteles expõe as noções de έμπειρία (empeiría) e de τέχνη (téchne), isto é, ‘experiência’ e ‘arte’, referindo-se à experiência como o conhecimento dos singulares, e à arte, como o conhecimento dos universais. Aristóteles julga haver mais saber e conhecimento na arte do que na experiência, considerando os homens de arte mais sábios que os empíricos.
Nossa ideia é borrar as fronteiras da separação entre arte e experiência, nos sentidos clássico, moderno e contemporâneo.

O MUCA faz parte do projeto guarda-chuva, NAVE NUVEM – Núcleo Avançado de Excelência de Núcleos em Visualidades, Estéticas e Mediações, patrocinado pela FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), através do Edital N.º 002/2018 – UNIVERSAL de apoio a projetos de pesquisa.

NAVE NUVEM traz em seu nome, o espírito das ideias e campos que o conduz.

A Nave, instrumento de deslocamento humano, é utilizada também para viagens e expedições rumo ao desconhecido. Em busca de sabedoria, encontros e paisagens, remete à ideia de um grupo de pessoas, pesquisadores, artistas e agentes culturais, que se uniram em torno de uma busca coletiva, através da percepção de objetivos comuns.

O termo Nuvem traz à tona não só a noção dos meios informacionais e redes sociais como formas de comunicação atuais, mas também os fenômenos de sincronicidade que se dão por todo o planeta, como a crise global, os protestos em diversos lugares do mundo, e os problemas ambientais. A metáfora da Nuvem elabora uma imagem dialética sobre tais problemas, e nos dá a exata dimensão de como as questões nodais das populações dos países ditos “em desenvolvimento” são comuns a todos. Então, nessa linha de pensamento, a nossa Nuvem é constituída por uma sincronicidade de imaginários e devires comuns, que através das forças e potências individuais, trabalhadas coletivamente na ideia de um núcleo articulado, promoverá a pesquisa, a crítica e ações culturais, no intuito de uma transformação social profunda.

Os termos visualidades, estéticas e mediações dizem respeito aos temas que estão incluídos dentro dessa formação interdisciplinar e transdisciplinar, que se localizam entre os campos das artes, da comunicação, do design, das ciências sociais e da geografia humana.  

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora